"SALMODIAI AO SENHOR"! Salmo 47

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views

Deus é o Rei exaltado gloriosamente em meio ao louvor de toda a sua igreja na terra. ‌

Notes
Transcript
Grande ideia: Deus é o Rei exaltado gloriosamente em meio ao louvor de toda a sua igreja na terra.
Estrutura: Deus é o Rei que é aclamado com muita alegria (vv. 1-4), Deus é o Rei que ordena louvores da sua igreja (vv. 5-7) e Deus é o Rei que se assenta para governar sobre toda a terra (vv. 8-9).

Salmos de entronização

47; 93; 95; 96; 97; [98]; 99.

Salmos nos oferece testemunhos de relacionamentos vibrantes entre adoradores e seu Deus no transcurso de momentos históricos variados – de vitórias militares a invasão e exílio, de cura e libertação a angústia e quase morte. Nos salmos, encontramos orações e hinos de pessoas que confiavam em Deus e se voltavam para Ele em busca de refúgio das provações da vida. Robert Alden, com muita propriedade, escreveu: “Não é no Novo Testamento que se encontra a melhor literatura devocional, e sim, no Antigo, no livro de Salmos. Pelo fato dos salmistas falarem em generalidades, os salmos podem ser aplicados largamente. Aqui, mais do que em qualquer outro lugar da Bíblia, pode-se ouvir bater o coração dos santos. Aqui encontramos as expressões mais exaltadas da grandeza de Deus; aqui encontramos os gemidos mais amargos dos pecadores e dos aflitos. Nos salmos, encontramos algo para qualquer pessoa, seja qual for seu estado de espírito”

A palavra hebraica מֶלֶךְ (meleḵ, “rei”) aparece 2.523 vezes no Antigo Testamento, das quais 67 vezes em Salmos. Destas, 23 vezes se referem a Javé.

BÍBLIA DE JERUSALÉM:
Do mestre de canto. Dos filhos de Coré. Salmo
F.B. Meyer: O Rei de Toda a Terra.” Esse salmo pode ter sido cantado no Vale de Bênção, onde Josafá celebrou sua vitória sobre os moabitas. (Ver 2 Crônicas 20.) Sempre que recebemos algum grande livramento, devemos romper em ações de graça e louvor.
2Crônicas 20.21–29 (NAA)
21 Depois de se aconselhar com o povo, Josafá designou os que deveriam cantar ao Senhor. Vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, deveriam louvar a Deus, dizendo: Deem graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre. 22 No momento em que eles começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram derrotados. 23 Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar. E, quando eles tinham acabado com os moradores de Seir, atacaram e destruíram-se uns aos outros. 24 Quando os homens de Judá chegaram a um lugar alto de onde se pode olhar para o deserto, procuraram ver a multidão, e eis que somente avistaram cadáveres estendidos no chão; não havia nenhum sobrevivente. 25 Josafá e o seu povo foram saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riquezas em abundância e objetos preciosos. Pegaram para si mais do que podiam levar e gastaram três dias para saquear o despojo, de tanto que havia. 26 No quarto dia eles se reuniram no vale de Beraca, onde louvaram o Senhor. Por isso, aquele lugar é chamado de vale de Beraca até o dia de hoje. 27 Então todos os homens de Judá e de Jerusalém voltaram, com Josafá à frente deles. Voltaram para Jerusalém com alegria, porque o Senhor lhes tinha dado uma grande alegria com a vitória sobre os seus inimigos. 28 Entraram em Jerusalém ao som de liras, harpas e trombetas, e foram para a Casa do Senhor. 29 O terror da parte de Deus veio sobre todos os reinos daquelas terras, quando ouviram que o Senhor havia lutado contra os inimigos de Israel.
47:title–9 Este salmo da realeza (ou entronização) de Yahweh encoraja todas as pessoas a louvarem em voz alta a Deus como Rei sobre toda a terra. Começa com uma exortação para que todas as pessoas batam palmas e gritem bem alto a Deus (v. 1), o grande e vitorioso Rei que estabelece Seu povo (vv. 2–4). O salmo descreve a ascensão de Deus ao trono em meio a apelos para louvá-Lo (vv. 5–7). O salmo então descreve o reinado de Yahweh sobre as nações e o povo de Israel (vv. 8–9).
1. Rei aclamado com muita alegria. (vv. 1-4)
(a) O salmo começa com o apelo para que se aplauda o Rei de toda a terra.
Warren Wiersbe:
A Igreja primitiva adotou o modelo de adoração da sinagoga para seus cultos, enfatizando a oração, a leitura das Escrituras e o cântico de salmos, hinos e cânticos espirituais. As palmas e gritos de Israel eram para o Senhor, em resposta a seus feitos maravilhosos. Não eram aplausos para os que estavam participando do culto de adoração.
(b) O cenário é de gritos de alegria, na recepção de um rei que está subindo em seu trono.

רנה rinnah

procedente de 7442; DITAT - 2179c; n. f.

1) grito retumbante

1a) referindo-se a rogo, súplica

1b) em proclamação, júbilo, louvor

(c) O título usado aqui para Deus: “Senhor Altíssimo”, evoca a Abraão: 13 ocorrências.
Genesis 14:21–23 NAA
Então o rei de Sodoma disse a Abrão: — Dê-me as pessoas e fique com os bens para você. Mas Abrão lhe respondeu: — Juro pelo Senhor, o Deus Altíssimo, que criou os céus e a terra, que nada tomarei de tudo o que é seu, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que você não diga: “Fui eu que enriqueci Abrão.”
47:2 Altíssimo O nome hebraico aqui, elyon, enfatiza o reinado de Deus sobre toda a terra – acima de todos os outros poderes (Dt 32:8).
Psalm 46:4 NAA
Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
(d) “Rei de toda a terra”: vv. 2,7.
C. H. Spurgeon:
É o grande rei de toda a terra. Nosso Deus não é uma deidade local, nem o governante mesquinho de uma tribo; em majestade infinita Ele governa o domínio mais poderoso como Árbitro absoluto do destino, Monarca exclusivo de todas as terras, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Nenhum vilarejo ou ilhota é excluído do Seu domínio. Que gloriosa será essa era quando isso for visto e reconhecido por todos; quando na pessoa de Jesus toda carne contemplará a glória do Senhor!
Filipenses 2.9–11 (NAA)
9 Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
(e) A ideia por detrás de “submeteu os povos”, tem a ver com a sua “palavra”.

דבר dabar

uma raiz primitiva; DITAT - 399; v

1) falar, declarar, conversar, comandar, prometer, avisar, ameaçar, cantar

Salmo 18.46–48 (NAA)
46 O Senhor vive! Bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação, 47 o Deus que por mim tomou vingança e me submeteu povos; 48 o Deus que me livrou dos meus inimigos; sim, tu que me exaltaste acima dos meus adversários e me livraste dos homens violentos.
(f) Deus conduz a história para conceder vitória ao seu povo: “pôs sob os nossos pés as nações” e “escolheu-nos a nossa herança”.
47.4 herança A palavra hebraica usada aqui, nachalah, é freqüentemente usada para se referir à terra prometida (16.6). Em 2:8, é aplicado de forma mais ampla à medida que Deus estende a herança do rei ungido a todas as nações – em reconhecimento de que o próprio Yahweh, em última análise, reina sobre toda a terra. Também é usado para descrever o povo de Israel, a quem Deus escolheu como Sua herança (28:9; 33:12; Dt 32:8).
Sofonias 3.14–15 (NAA)
14 Cante, ó filha de Sião! Grite de alegria, ó Israel! Alegre-se e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém. 15 O Senhor retirou as sentenças que eram contra você e afastou os seus inimigos. O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de você; você não precisa mais temer nenhum mal.
C. H. Spurgeon:
A glória de Jacó, a quem ele ama. Nossa beleza, nossa vanglória, nosso melhor tesouro está em ter este Deus em quem confiar, um Deus como esse para nos amar.
Salmo 24.7–10 (NAA)
7 Levantem as suas cabeças, ó portas! Levantem-se, ó portais eternos, para que entre o Rei da glória. 8 Quem é o Rei da glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas. 9 Levantem as suas cabeças, ó portas! Levantem-se, ó portais eternos, para que entre o Rei da glória. 10 Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da glória.
2. Rei que ordena louvores. (vv. 5-7)
(a) Deus sobe em meio às “aclamações”, ao “som da trombeta”, como um rei vencedor.
C. S. Lewis:
Ao conclamar todas as pessoas a louvar a Deus, os salmistas estão fazendo o que todos os homens fazem quando falam sobre as coisas com as quais se importam. Toda a minha dificuldade, a mais ampla dificuldade sobre o louvor a Deus, baseava-se em minha absurda resistência- no que diz respeito àquele que é o que há de mais valioso- ao que temos prazer em fazer, ao que não conseguimos deixar de fazer e em relação a tudo o mais que valorizamos.
Penso que temos prazer em louvar o que apreciamos porque o louvor não apenas expressa como também complementa a apreciação; ele é a própria consumação dessa apreciação. Quando amantes continuamente dizem um ao outro o quão belo ele (ou ela) é, não o fazem apenas por dever; o prazer é incompleto até que seja expresso.
(…) O catecismo escocês diz que o fim supremo do homem é “glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre”. Mas então saberemos que essas coisas são a mesma coisa. Desfrutar plenamente é glorificar. Ao ordenar que o glorifiquemos, Deus está nos convidando a desfrutarmos dele.
Salmo 33.1–4 (NAA)
1 Exultem no Senhor, ó justos! Aos que são retos fica bem louvá-lo. 2 Louvem o Senhor com harpa, louvem-no com cânticos na lira de dez cordas. 3 Cantem-lhe um cântico novo, toquem com arte e com júbilo. 4 Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel.
(b) O salmista nos convida a salmodiarmos a Deus, e isso tem a ver com “cantar, fazer músicas”.

זמר zamar

uma raiz primitiva [talvez ident. a 2168 com a idéia de

estalar com os dedos]; DITAT - 558; v

1) cantar, cantar louvor, fazer música

1a) (Piel)

1a1) fazer música, cantar

1a2) tocar um instrumento musical

(c) A ordem para cantar segue um padrão de repetição (ênfase): 5 vezes, vv. 6,7.
Psalm 47:7 NAA
Deus é o Rei de toda a terra; cantem louvores com harmonioso cântico.

משכיל maskiyl

procedente de 7919; DITAT - 2263b; n m

1) (Hifil) poema, cântico ou poema de contemplação

Hebrews 13:15–16 NAA
Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam da prática do bem e da mútua cooperação, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.
3. Rei que se assenta para governar. (vv. 8-9)
(a) Ele é rei de toda a terra: estamos diante de um salmo missionário.
Jeremias 10.7 (NAA)
7 Quem não temeria a ti, ó Rei das nações? Porque isto te é devido. Porque entre todos os sábios das nações e em todo o seu reino não há ninguém semelhante a ti.
(b) Ele habita em seu “santo trono”:
C. H. Spurgeon:
Deus se assenta no seu trono. Impassível, Ele ocupa um trono incontestável. Ele cujos decretos, atos e comandos são santidade em si. Que outro é como este? Nunca fora maculado com injustiça ou corrompido com o pecado. Nem Ele que sobre o trono se assenta está desolado ou em dilema. Ele se assenta em serenidade, pois conhece o Seu próprio poder e vê que os Seus propósitos não fracassarão. Aqui há motivo suficiente para cântico santo.
“Deus tem um trono”: De santidade, pelo qual ele deverá ser temido por todos os homens. De graça, pelo qual ele deve ser amado pelos seus redimidos. De glória, pelo qual ele deve ser louvado por toda sua criação.
(c) Nós somos o “povo do Deus de Abraão”.
BÍBLIA DE JERUSALÉM:
10. Os príncipes dos povos se aliam com o povo do Deus de Abraão. Pois os escudos da terra são de Deus, e ele subiu ao mais alto.
Isaías 2.2–4 (NAA)
2 Nos últimos dias, o monte do templo do Senhor será estabelecido no alto dos montes e se elevará sobre as colinas, e para ele afluirão todas as nações. 3 Muitos povos virão e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor e ao templo do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas.” Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém. 4 Ele julgará entre as nações e corrigirá muitos povos. Estes transformarão as suas espadas em lâminas de arados e as suas lanças, em foices. Nação não levantará a espada contra nação, nem aprenderão mais a guerra.
(d) Esse Rei é Jesus:
Revelation 19:11–16 NAA
Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e combate com justiça. Os seus olhos são como chama de fogo; na cabeça dele há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. Está vestido com um manto encharcado de sangue, e o seu nome é “Verbo de Deus”. Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho finíssimo, branco e puro. Da sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele mesmo as regerá com cetro de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
4. Outras aplicações:
(a) Estamos bem próximos do “Dia do Senhor” quando seremos reunidos nas nuvens com a igreja triunfante.
1Tessalonicenses 4.13–18 (NAA)
13 Irmãos, não queremos que vocês ignorem a verdade a respeito dos que dormem, para que não fiquem tristes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, na companhia dele, os que dormem. 15 E, pela palavra do Senhor, ainda lhes declaramos o seguinte: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo nenhum precederemos os que já morreram. 16 Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolem uns aos outros com estas palavras.
(b) Crer que o nosso Deus é “Rei sobre toda a terra”, nos liberta das narrativas humanistas que tentam justificar as guerras.
Salmo 46.9–11 (NAA)
9 Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. 10 Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. 11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Thomas Tronco:
Eis aí um motivo para pessoas de todas as nações louvarem a Deus. Ele é rei, não apenas de direito, mas também de fato. Ele controla a história, tanto em relação aos grandes rumos das nações, como em termos de detalhes da vida particular de cada pessoa. Tamanho controle, poder e majestade, deve nos tocar como pessoas que observam tais qualidades em meio a grande admiração e reverência. Tal visão da glória divina nos faz, sem dúvida, ouvir e atender ao convite do salmista, ainda que o tenha feito há tanto tempo atrás. Para nós, que servimos a Deus e nos admiramos de ver seu poder nos rodear, o contive é tremendamente atual e relevante. A visão do monopólio de Deus sobre o controle das nações assim nos chama (v.7): “Pois Deus é rei de toda a Terra; cantem poemas contemplativos” (kî melek kal-ha’arets ’elohîm zammerû maskîl).
Ilustr.:
Keith & Kristyn Getty:
Evan Roberts foi um dos pregadores do Avivamento de Gales, no início do século XX. Ele acreditava na grande importância de cantar no avivamento espiritual, bem como na vida cristã. Certa vez, quando alguém de Londres perguntou-lhe se ele achava que o avivamento chegaria à capital britânica, Roberts sorriu e perguntou: “Vocês podem cantar?”.
Amamos essa pergunta. Mas, mesmo sendo uma questão tão fácil, é nocivamente mal compreendida. Não é perguntar: “você consegue manter a melodia sem desafinar?”, “você entende de harmonias?”, “você tem um bom timbre?”. Roberts não queria dizer isso. O que queria, ao fazer essa pergunta, era dizer: “Vocês estão dispostos a cantar?”.
Salmos 98:1
1 - CANTAI ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more